Skip to content →

Voce está desempregado? – Bem vindo a selva !

A cada dia que passa, o índice de desemprego sobe mais e nessa fase de crise, temos varias empresas despedindo pessoal ou reajustando os salários para poder pagar os seus funcionários.

Será que as coisas vão melhorar? NÃO ! A tendência mundial é que cada vez mais pessoas venham a perder o emprego por varias razões. Uma dessas razões é a evolução da tecnologia: Postos de trabalho antesocupados por 5 pessoas, hoje só se precisa de uma para manipular um computador e realizar as tarefas que antes eram realizadas por muita gente.

No Japão e nos estados unidos, as profissões de guarda de metro, assistentes de vendas em lojas e e outras mais, começam a entrar em risco eminente por causa de robôs treinados para substituírem as pessoas muito em breve.

Somos um país que adopta muito rapidamente a evolução, apesar de que o nosso povo demora para se adaptar.

Já é considerado analfabeto quem não tem domínio de um computador, meu conselho é: Não seja analfabeto.

Busque formas de se adaptar a nova realidade mundial que ja nos afeta. CONSTRUA oportunidades para você em tempos de crise. Quer um exemplo:

O meu amigo Juelson que vive no katinton, ficou desempregado por dois anos, então decidiu fazer algo por si mesmo: Começou por aprender a trabalhar com o coreldraw, um programa de design gráfico, depois aprendeu a programar websites, foram cursos baratos que na altura pareceram caros para ele que não trabalhava. Hoje trabalha a partir de casa fazendo websites e logotipos para empresas. Como ele consegue os clientes? fazendo propostas e correndo atrás. Ninguem fará por ti o que só voce pode fazer!

Você pode me perguntar: Será que eu devo também fazer websites? A minha resposta é: Não ! Você pode aprender a trabalhar com o excel e ensinar ao domicilio, ou fazer planilhas para pessoas e empresas; você pode apreder planificação e gestão de projectos e começar a fazer estudos de viabilidade; você pode fazer o curso de prezi e fazer apresentações personalizadas para pessoas que vão apresentar o seu trabalho escolar ou simplesmente fazer um curso de decoração e passar a fazer convites para festas.

Vamos ser sinceros: Você já está no buraco e vai ficar desgraçado se continuar a reclamar sem fazer nada! Ninguem vai te ajudar, vivemos como animais selvagens, os mais fracos morrem para que os mais fortes sobrevivam! Por isso a sociedade ye mata aos poucos!

Te mata com alcool que voce compra para o outro ter dinheiro! Te mata com festas para te distraíres enquanto quem organizou ganha dinheiro! Te mata com impostos e voce vive reclamando porque o salário é pouco e não chega pra tudo! Te mata com formação vazia sem conteúdo! (Isso parece ironia, porque nós damos formações, mas a diferença é que as nossas formações te ensinam a fazer coisas na prática com as quais podes ganhar dinheiro se aplicares com este fim.)

Faça algo por si ! Ninguem esta interessado no seu bem estar mais do que voce mesmo!

Empreendedor certificado pelo Inapem. Ex-funcionário do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional - INEFOP. CEO & Founder na Q-Cursos Network (e outros projectos)! SKILs: Gestão de Projectos, Administração de vendas, Marketing Comercial. Hobbies: Programação, Design, Web Assistence. CITAÇÃO FAVORITA: ‘Prefiro ser uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...’ – Raul Seixas 1973

Published in Emprego Nogócios