Skip to content →

O tripé da ambição

Quando se trata de ambição podemos dividir as pessoas em três grupos: Os que não sonham, os que sonham parados, e os que correm atras dos sonhos.

Se voce for do primeiro grupo, desista de procurar emprego ou tentar empreender, talvez a sua vocação é ficar a beira da estrada a pedir esmola. Se você for do segundo grupo, lamento dizer mas você provavelmente é uma das pessoas que vai servir a escravidão moderna por muitos anos!

Se voce for do TERCEIRO GRUPO… Vamos lá:

A ambição quando bem aplicada é uma arma poderosa na busca pelos nossos objectivos, o importante é não perder o foco. É muito importante que você sonhe e idealize muito, mas o mais importante de tudo é ser realista e equilibrado.

Quando digo ser realista e equilibrado, quero dizer que você deve ter bem em mente o seu destino nessa caminhada, não limite os seus sonhos mas tenha metas bem delineadas, lembra-te que a cada passo você estará mais próximo, não precisa voar, mas também não ande como tartaruga, vai conforme a sua velocidade lhe permitir.

O foco é muito importante para atingir os seus objectivos porque ambição sem foco, tora-se frustração! Para manter o foco, valem três dicas milenares, que na minha opinião, compõem o tripé da ambição:

  1. Planifica! Escreva detalhadamente cada ideia que tiver, se possível determine datas de início e fim e cobre a si mesmo quando ver que essas datas não estão a ser cumpridas; não importa se a ideia é para daqui a dez anos, escreva!
  2. Comprometa-se! Converse com pessoas que você confia e explique a sua ideia, não vai entregar a ideia toda mas partilha o necessário para que você se sinta de certa forma comprometido em cumprir e realizar aquilo que você se propôs.
  3. Execute ! Tudo é difícil no principio ! Mas também aonde é que estaria a graça se tudo fosse fácil? Se as coisas não derem certo de primeira, não se desespere, há momentos em que não dá pra dar um passo completo, então dá meio passo, o importante é começar a caminhada, lembra-te que até o imbondeiro grande e frondoso um dia foi apenas uma semente.

Claro que voce precisará abdicar de certas vaidades e vícios (que todos temos), mas isso não será dificil se você realmente estiver comprometido com o seu futuro. Seja ambicioso ! Queira e você fará. Faça e você terá!

Resumindo, voce só precisa desses três princípios para manter o foco e sustentar a sua ambição: Planificar! Comprometer-se! E executar.

Depois me chama para darmos uma volta na sua Limusine, quando tudo der certo 🙂 !

 

 

.

Empreendedor certificado pelo Inapem. Ex-funcionário do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional - INEFOP. CEO & Founder na Q-Cursos Network (e outros projectos)! SKILs: Gestão de Projectos, Administração de vendas, Marketing Comercial. Hobbies: Programação, Design, Web Assistence. CITAÇÃO FAVORITA: ‘Prefiro ser uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...’ – Raul Seixas 1973

Published in Nogócios